COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ❣

janeiro 04, 2017







 Autora: Jojo Moyes
 Tradutor: Beatriz Horta
 Ano: 2013
 Páginas: 320
 Editora: Intrínseca

★★★ 

Primeiramente, como não amar essa obra?

Para início temos uma excêntrica personagem (quando digo isso, não falo apenas por mero clichêzão), nossa querida Louisa é toda especial, suas vestes, seu jeito encantador de agir e interagir. 
Até ai, tudo bem, ela nos cativa, mas começamos encontrar um ponto negativo de sua personalidade, ela se limitava, não estava vivendo, estava sobrevivendo.
Sim, no quesito de ser uma pessoa bem cômoda com a vida, não questionava, não possuía ambições, não lutava por seus sonhos, ela aceitava a condição que viesse.
Para alguém com seus 26 anos, você espera que sonhe com faculdade, um bom emprego, sua própria casa, constituir uma família, enfim, o mínimo que todos nós acreditamos. Isso me causou uma certa angústia. 
Até que o chão caí, ela perde o emprego que trabalhava anos a fio, se doava e sair de lá sem nenhuma consideração, é de refletir sobre como estava jogando lentamente seu potencial no lixo. Nessa etapa da vida, não tinha nada a oferecer, era apenas alguém que se podou ao não perceber a grande capacidade de fazer a diferença.
Ainda bem que a vida dá uma dessas surras, pois só assim para enxergarmos além do que está ao redor, e que recomeços são novas oportunidades.
Óbvio que não foi diferente, ao buscar novas tentativas de empregos, ela se depara com um em especial, como cuidadora de um tetraplégico durante seis meses.
Eita, agora as coisas ficaram sérias, e quem disse que Lou tinha experiência, em, em?
Mas, quem está na chuva, é para se molhar. 
Ela tem um namorado (que é um pé no saco e chato), que a incentivou para que aceitasse a oferta, já que ela não tinha muitas opções, ou nenhuma.
Ela aceita esse novo desafio, bem receosa no começo, é evidente, ainda mais por se tratar de um homem enigmático, rico, sarcástico e ranzinza, de apenas 35 anos! 
Agora estamos falando de um homem que era cheio de vida, esportista, apaixonado pela adrenalina, pelo sexo, pelo desafio de sentir a avidez e de repente se vê impossibilitado de se mexer, fazer o que ama, não tocar nas pessoas, ao menos abraça-las.
Já imaginou se sua vida daqui cinco minutos não fosse a mesma? Já sentiu o drama de não poder exercer as mesma funções?
Me causa tanta dor, só de pensar. 
Dou razão ao Will Traynor pelo seus modos, ele só quer acabar logo com seu sofrimento, ele quer a aceitação da família para eutanásia e isso o torna o cara mau da história.
De mau ele não tem absolutamente nada, ele é maravilhoso, só tenho isso a dizer!
E a partir do momento que eles começam se conhecer melhor, você se diverte muito com a adaptação de Lou. Ela só descobre esse desejo de suicídio de Will, depois de um certo período e se desespera, a razão do seu contrato ser de seis meses é justamente isso, e faz o que pode e não pode para convence-lo de desistir. E aí começam as emoções, as aventuras que ela propõe a ele, juntamente do enfermeiro Nathan, a qual eu sou apaixonadíssima. 
Você sente a persistência e o carinho dela aumentando a cada etapa, até ela se aproximar de Will, de uma forma, que nenhuma outra mulher chegou. 
Ele é extremamente inteligente e não tardou para perceber a falta de intensidade dela em sonhar, a falta de ganância com a vida. Então, começa explorar mais esse lado, tentando ajuda-la, sempre dizendo verdades cruas, pois Will é dono de um gênio forte, Lou começa desconstruir suas próprias certezas.
A partir do instante que ela tenta entende-lo melhor e ele permite, há uma troca, ao aceitar as viagens que ela propõe, Traynor a intimida a ver o mundo com novos olhos. Esses sedentos, com paixão, para que ela saísse da zona de conforto, se arriscasse e vivesse, percebendo o que está deixando de aproveitar e conhecer.
Perceptível que nessa altura do campeonato, eles se envolveram tanto e se apaixonaram. 
A vida de cada um virou de ponta cabeça, tudo mudou. Conhecer aquele homem teimoso fez Louisa sentir paixão pelo desafio, assim como o mundo de Will se coloriu, e as cores de abelhinhas se tornaram tão alegres e especiais. 
As peças dos jogos se embaralharam todas, mas as peças que os representavam se encaixaram mesmo fora de ordem, e acrescento, lindamente. 
E vou parando por aqui, pois meus olhos estão sorrindo novamente, eu não vou contar o final, se vocês querem saber se ela conseguiu mudar a ideia absurda de morte de Will, leiam! 
Cada trecho do livro me surge a memória como flashes de um filme. 

Gente, como essa obra mexeu comigo, eu não esperava que fosse me encantar tanto, meu primeiro livro da Jojo, e achei a leitura de uma simplicidade genial, que em contrapartida é carregada de sentimentos, é intensa. 
Talvez por essa empatia forte que me causou, esse livro me pegou de jeito, e já aviso, preparem os lencinhos, porque só não chora quem é de pedra. 
Mentirinha eu que sou manteiga derretida mesmo, confesso. 

Deixo minha recomendação de leitura de 4 estrelinhas, porque entrou para lista dos meus queridinhos, sim!
''Mas por que não 5 estrelinhas?'' 
Entãaao, só para finalizar, eu gosto muito desses contextos pois me enchem de sentimentos e reflexões, aquele lado bobo e fofo fica aflorado, mas eu não sinto que é o ''UAl, que livro'', meu estilo literário é outra pegada.
Mas o amei é sem dúvidas merecido! 

You Might Also Like

0 comentários

Toda e qualquer cópia é proibida sem os devidos créditos.

Toda e qualquer cópia é proibida sem os devidos créditos.
Espaço autoral por Amanda Iaemori.